PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Swiss Leaks: mapa-múndi de dinheiro e contas bancárias secretas no HSBC

Escândalo de fraude fiscal: um mundo de dinheiro e contas bancárias secretas no HSBC de Genebra

Na semana passada, uma apuração do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ na sigla em inglês) , uma equipe de jornalistas de 45 países, vazou a informação sobre contas bancárias secretas na filial suíça do HSBC Private Bank .

Os mais de 60.000 arquivos se referem a contas bancárias que somam mais de US $ 100 bilhões no total e fornecem informações sobre mais de 100.000 clientes, suas contas e o montante de dinheiro escondido na Suíça, longe de suas autoridades fiscais nacionais.

Em 2008, um delator do HSBC repassou os dados ao governo francês e ao jornal "Le Monde". Posteriormente estas informações foram compartilhadas com o ICIJ.

Os dois mapas (anamorfoses) mostrados neste post revelam a imagem global que emerge a partir dos dados vazaram : eles mostram os países do mundo redimensionadso de acordo com o número total de clientes e do valor absoluto das suas contas atribuído ao respectivo país de origem:

Mapa-múndi do dinheiro mantido em contas bancárias secretas suíças do HSBC (Acesse aqui para ampliar)

O domínio dos países europeus está claro a partir dessas visualizações. Suíça e Reino Unido estão no topo da lista, com 31,2  e 21,7 bilhões dólares americanos, respectivamente; França, Itália e Bélgica também estão no Top 10. Igualmente visível - não inteiramente surpreendente - é a importância dos chamad os "paraísos fiscais" tais como as Bahamas e Ilhas Cayman, no Caribe, também presente na lista do Top 15.
Mapa-múndi dos clientes que têm contas bancárias secretas suíço HSBC (Acesse para ampliar)

Na América do Sul e Central, os países com números mais visíveis são Venezuela, Brasil, Panamá e Uruguai, ficou em 3º , 9º , 26º e 26º lugares, respectivamente. De acordo com os documentos, 696 clientes de Venezuela mantêm uma conta com cerca de 14,8 bilhões dólares. A quantidade máxima de dinheiro associado a um único cliente é da Venezuela com o valor de 11900000000 dólares. Isso deixa apenas cerca de US $ 3 bilhões para os restantes 695 clientes desse país. 

No Oriente Médio os países que aparecem mais próximos do todo desta lista são: Israel (6º lugar), Arábia Saudita (11º ) e Líbano (12º ).

*Com informações do ViewsOfTheWorld

Nenhum comentário: