PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sabiam que os terremotos são comuns aqui no Brasil?

Não ouvimos falar tanto disso, mas é porque quase todos os abalos sísmicos são bem fracos. Na escala Richter, os tremores aqui no país geralmente alcançam no máximo três graus.

Só pra se ter uma ideia, um terremoto de 5 graus tem potencial pra causar danos em uma construção fraca. Esses aí acontecem a cada 4 anos no Brasil. No programa de hoje, entenda porque quase não sentimos os terremotos no país. Quem explica é o professor Expedito José Ferreira, que coordena o projeto de implantação da estação sismográfica de Montes Claros, pela Unimontes. Ouça abaixo:
O núcleo de estudos sobre abalos sísmicos de Montes Claros é liderado pela Unimontes e conta com financiamento da Fapemig e apoio Universidade Federal de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de São Paulo (USP).

As pesquisas nessa área buscam, não só fazer o monitoramento dos terremotos, mas também desenvolver meios de reduzir os danos. Na Universidade da Califórnia em San Diego, por exemplo, cientistas criaram uma mesa vibratória que permite simular abalos sísmicos e testar materiais resistentes a tremores para reduzir os danos provocados por esses fenômenos naturais.

Um comentário:

Unknown disse...

Legal, Gabriel! Valeu pelo post. Gostou da matéria? E parabéns pelo blog. Abraço!