PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Exercícios Resolvidos de Geografia sobre Fusos Horários

(UFJF-MG) Em função dos fusos horários observados no território brasileiro, quando na cidade de Recife forem 6 horas, quantas horas serão na cidade de Porto Velho, não considerando o horário de verão?
a) 3 horas          
b) 4 horas          
c) 2 horas
d) 5 horas
e) 8 horas 
Resposta D. Recife está no 2o fuso horário. Porto Velho, capital de Rondônia, está no 3o e, portanto, terá 1 hora a menos (está a oeste).
(Fuvest-SP) A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75° leste?
a) 5 horas          
b) 11 horas        
c) 15 horas
d) 19 horas
e) 21 horas 
Resposta E. A distância entre as duas cidades corresponde a 120°. Dividindo por 15° (1o fuso), a distância transforma-se em hora: 8 horas de diferença. Como a cidade mencionada está a leste, somam-se 8 com o horário dado, obtendo-se 21 horas. (13 + 8).
Um avião parte de Rio Branco (AC), às 12 horas, em direção a Fernando de Noronha. O vôo teve duração de 5 horas. A que horas o avião chegou ao seu destino? (Hora local de Fernando de Noronha)
Resposta: O avião chegou a seu destino às 19 horas. Quando o exercício envolve viagem, primeiramente calcula-se o horário da cidade onde o avião irá pousar e, depois, soma-se a duração da viagem. Neste caso, são 12 horas em Rio Branco e 14 horas em Fernando de Noronha. A seguir somam-se 14 horas com as 5 horas da viagem, obtendo-se 19 horas. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Poste as coordenadas geográficas por favor nos próximos exercícios se possível...

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

Eu gostei,mas tive de proucurar as coordenadas geograficas...

Anônimo disse...

Muito bom adorei as questões.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...