PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de novembro de 2012

Exercício resolvido de Geografia sobre o Petróleo

Exercício resolvido de Geografia sobre o Petróleo - Questão da 1ª prova do Desafio National Geographic 2011
Ouro negro em alto-mar
As reservas de petróleo sob o leito marinho respondem por uma fatia cada vez maior da produção global de petróleo. Em 2020, os poços com profundidade superior a 400 metros sob o leito oceânico vão fornecer um décimo do petróleo mundial. Entre os cinco maiores produtores em alto-mar estão, pela ordem, Arábia Saudita, Estados Unidos, Noruega, México e Brasil.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edição nº 127, outubro de 2010, págs. 58-59.
Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:
I – Recentes descobertas no Brasil, como as dos campos de Tupi e Guará, podem tornar o país um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Do outro lado do Atlântico, o litoral de Angola também tem revelado grande potencial na exploração do recurso em alto-mar.
II – O crescimento do setor de exploração de petróleo em alto-mar é efêmero, já que está prevista a sua substituição nos próximos anos por fontes energéticas alternativas e limpas, como a eólica, a solar e a hidrelétrica.
III – O aumento da exploração de petróleo em águas profundas demanda novos investimentos e tecnologias que busquem evitar ou reduzir o risco de vazamentos, como o do Golfo do México em 2010.
S
obre o tema em questão, estão corretas as afirmações:
(A) II e III.
(B) I, apenas.
(C) I, II e III.
(D) I e III.

Nenhum comentário: