PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de julho de 2015

A Importância da Geografia

Curiosidade pela Terra
A curiosidade, ou seja, a vontade de saber sobre o nosso planeta Terra sempre têm incentivado o aprendizado dos seres humanos sobre geografia. É possível que a curiosidade de um ser humano esteja restrita à exploração do riacho nas imediações, ou ter muita força para buscar a resposta no fim do mundo. No momento da observação e viagem feitas pelos seres humanos, ganham seu conhecimento geográfico de maneira direta. Porém, somente uma pequena parte da população de um país tem a oportunidade de viajar para quaisquer lugares da Terra porque recebem muito dinheiro. Muitas pessoas necessitam ampliar seu conhecimento geográfico quando vão à biblioteca ler livros, dicionários especializados, enciclopédias, atlas, almanaques, jornais e revistas; estudar mapas; e ainda assistir filmes, acessar sites da Internet sobre assuntos geográficos, ver televisão ou então ouvir rádio.

Desenvolvimento Intelectual
O fato do homem desenvolver o intelecto recebe o auxílio do conhecimento geográfico. Pelos estudiosos é feito o estudo geográfico no ensino infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, por causa do auxílio estudantil destinado ao preparo dos estudantes para vidas úteis e, bem-sucedidas. Atualmente as pessoas tem a necessidade de pensamento em nível mundial, e pela geografia é fornecido um quadro para essa reflexão. As pessoas tem necessidade do conhecimento da localização e os aspectos dos mais importantes acidentes geográficos, naturais ou artificiais. Precisam ter familiaridade com as diferenciadas tipologias populacionais, profissionais, governamentais, climáticos, geomorfológicas, de recursos naturais e rotas de comércio ou de turismo do mundo inteiro. Os seres humanos precisam de dados geográficos feitos pelos especialistas a respeito do seu país, Estado, província, região ou cidade. Mesmo assim, devem estar conscientes do quanto são dependentes da terra e do quanto tem possibilidade ou direito de alteração do nosso planeta.

A geografia pertence à educação. Ela fornece auxílio para as crianças e os adultos com o objetivo de leitura e compreensão juntos. Torna favorável a interpretação de artigos e gráficos em meios de comunicação como revistas e jornais, e o entendimento de mapas e fotografias de diversos lugares do mundo. E, o que é de suma importância, o conhecimento geográfico fornece auxílio às pessoas para a localização dos fatos históricos em seu ambiente geográfico

A cidadania Inteligente
Há grande quantidade de problemas sociais que somente é de compreensão completa se tivermos determinado conhecimento geográfico. Nos assuntos à nível local ou nacional, tudo o que pode ser decidido a respeito sobre situações problemáticas como o abastecimento de água e a irrigação são decisões dependentes de um conhecimento de geografia. O acerto das fronteiras municipais também exige algum conhecimento da geografia regional.

Pelo contrário, a cidadania inteligente vai muito além das fronteiras locais ou nacionais. Diretamente ou à maneira indireta, qualquer um de nós exerce uma função nas assuntos mundiais. Quaisquer país mantém relações comerciais com o restante do mundo e fornecem auxílio à formação da opinião mundial. Apenas com determinada quantidade de teorias geoeconômicas mundiais os seres humanos estarão aptos a assumir uma postura verdadeira que está relacionada ao ranking de seu país na atividade comercial mundial.

Cooperação com outras áreas do conhecimento
O conhecimento e as metodologias de estudo da geografia são possíveis de serem usados em outras áreas do conhecimento, da mesma forma como outras áreas do conhecimento e métodos dão auxílio ao profissional da geografia. As pessoas que estudam geografia tem necessidade de conhecimento da história. Por sua vez, darão contribuição para as teorias sobre o passado dando ajuda para a localização de pessoas e fatos que ocorreram em seus lugares geográficos. Exemplificando, para ter o entendimento da Guerra de Canudos, tem que conhecer profundamente o relevo do Estado da Bahia.

A geografia é responsável pela cooperação com demais áreas do conhecimento na análise de situações problemáticas como a conservação da fauna e da flora, a ligação do contingente populacional com os recursos financeiros, e a procedência e o espalhamento das espécies dos reinos Plantae e Animalia em todo o mundo.

Na Indústria e no Comércio
A geografia possui valiosa importância prática em diversos campos industriais e comerciais. Exemplificando, os trabalhadores do setor industrial precisam ter conhecimento do lugar de onde são extraídas suas matérias-primas. Tem necessidade de conhecimento a respeito dos meios de transporte e das rotas de transporte, e os mercados que desejam prestar serviços necessários. O envio dos produtos aos comércios de determinados lugares tem o poder de exigência das embalagens especiais para evitar o estrago dessas mercadorias devido às chuvas de verão à aridez do deserto. Os camponeses são obrigados a ter minucioso conhecimento sobre o solo e a topografia de seus terrenos, e são obrigados a se familiarizar com o tempo e o clima.

Um comentário:

Sílvio Roberto disse...

Parabéns ao autor deste texto! Muito legal e pertinente.aí está o resumo da importância da geográfia no nosso cotidiano.A geográfia está inserida no nosso dia, a dia, queira ou não.