segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Faça download grátis do livro Farmacopéia Popular do Cerrado

O livro "Farmacopéia Popular do Cerrado" com 352 páginas e mais de 500 ilustrações, traz diversas plantas medicinais do Cerrado como o barbatimão, o algodãozinho, a batata de purga, pacari, rufão, ipê-roxo, buriti, velame branco e pé-de-perdiz. 

Essas plantas são utilizadas por populações rurais de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Maranhão. Os moradores preparam as plantas medicinais que constam no livro de pelo menos dez formas diferentes: fazem xaropes, pomadas, cremes, sabonetes, balas, pílulas, chás, óleos, tinturas e garrafadas (mistura com bebida alcoólica).

O livro Farmacopéia Popular do Cerrado está disponível para download gratuito no site do Ministério do Meio Ambiente.

Farmacoédia Popular do Cerrado Coordenação: Jaqueline Evangelista Dias e Lourdes Cardozo Laureano. Goiás: Articulação Pacari (Associação Pacari), 2009 352 p.: IL. color.

Esta publicação contém conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade brasileira. O acesso a esses conhecimentos para fins de pesquisa científica, bioprospecção e desenvolvimento tecnológico deve estar de acordo com as normas previstas na Medida Provisória Nº 2.186-16 de 23 de agosto de 2001. Os usos de plantas medicinais citados neste livro são resultantes de uma pesquisa popular realizada por raizeiras e raizeiros do Cerrado e não são recomendados para a auto-medicação.

*Com informações do Pnud -  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário: