PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 5 de janeiro de 2014

A história do geógrafo Milton Santos

Para falar dessa personalidade do mundo acadêmico, os entrevistados do programa De Lá Para Cá são: o cineasta Silvio Tendler, autor de Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá; a professora da UFBA Maria Auxiliadora da Silva; o historiador Pedro Cunca Bocayuva; e a professora Ana Clara Torres Ribeiro, que trabalhou com o geógrafo.

Milton Santos foi um dos intelectuais mais importantes do país e também foi o maior geógrafo brasileiro. Escreveu mais de 40 livros. Publicou seu trabalho na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão, em Portugal e na Espanha. Deu aula nas principais universidades do mundo. Recebeu prêmios e foi o único pensador, fora do mundo anglo-saxão, a ganhar o Vautrim Lud, uma espécie de Nobel da Geografia.

Durante toda a sua vida acadêmica, Milton Santos buscou agregar a Geografia às contribuições de outras disciplinas: Economia, Sociologia, História, Filosofia. Nos últimos anos de vida, seu trabalho mostrava uma clara preocupação com a Globalização. Crítico dos processos econômicos que excluíam as nações mais pobres, Milton Santos acreditava num mundo mais humano, mais solidário e justo.
Milton santos - De lá Pra cá - TV Brasil


Milton santos - De lá Pra cá - TV Brasil
Fonte: TV Brasil - http://tvbrasil.ebc.com.br/

3 comentários:

Evaldo Sant'Ana de Almeida disse...

É preciso ver coisas assim pra poder sentir (de novo) orgulho de ser brasileiro.

Eisenhower disse...

O Brasil precisa de pessoas com essas qualidades.

Eisenhower disse...

Grande mestre e Geógrafo.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...