PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sugestão de Atividades Pedagógicas - Dia da Consciência Negra

Dicas para imprimir e levar para a sala de aula: 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo
10 músicas para refletir sobre Consciência Negra - Confira a seleção musical.



Sugestão de Atividades Pedagógicas - Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros (NEAB/CEFET-MG)
Especial Consciência Negra o ano todo - Nova Escola: Recursos multimídia, reportagens, planos de aula e artigos para refletir. 



Dia da Consciência Negra
"Criado para servir como um momento de reflexão e conscientização sobre a importância das tradições e do povo africano na formação da cultura nacional, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. 

Foi nessa data, em 1695, que morreu o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Mesmo com a abolição da escravatura, em 1888, os negros sempre resistiram e lutaram contra as dificuldades advindas da escravidão. Além disso, colaboraram muito nas esferas políticas, sociais, gastronômicas e religiosas durante a nossa história. Com a data, a sociedade pode refletir sobre o tema e exaltar essa história de união e conquistas". 

Na História..
Fundada em 1600, Palmares era conhecida como a Terra da Promissão. Durante o século, portugueses e holandeses falharam na tentativa de aniquilar o Quilombo. Em 1655 nasceu Zumbi, que imperou durante 15 anos, até que em 1695 foi preso e degolado". *Com informações da EBC - Empresa Brasil de Comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

eu adorei, pretendo colocar no meu plano para o proximo ano, visto que somente agora tive acesso ao site,
agradeço. Lourdes Maria.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...