terça-feira, 12 de novembro de 2013

12 de Novembro - Dia do Pantanal; veja o vídeo

Por Geralda Magela
WWF-Brasil

Hoje é comemorado o dia do Pantanal. Para celebrar a data, publicamos este vídeo editado pelo WWF-Brasil. O vídeo mostra belezas naturais, ameaças e exemplos de projetos de conservação apoiados pela ONG no Pantanal, maior área úmida continental do planeta e berço de uma das maiores biodiversidades do mundo.
Veja o vídeo: 


Tambako The Jaguar/Creative Commons

Sobre o Pantanal 
Maior planície alagável do planeta, o Pantanal ocupa uma área de 158.592 quilômetros quadrados, mas a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, responsável pela sua formação é muito maior. Ao todo, a bacia transfronteiriça abrange uma área de 624.320 km2, sendo aproximadamente 62% no Brasil, 20% na Bolívia e 18% no Paraguai, com recursos hidrológicos importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente três milhões de pessoas.

Existem registros de pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Desse total, entre as quais estão 3.500 espécies de plantas (árvores e vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. 

A importância ambiental da maior área úmida continental teve o seu reconhecimento a partir de 1998, quando o bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição brasileira. Em 2000, o Pantanal recebeu o título de Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU).

*Com informações da WWF Brasil

Nenhum comentário: