PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Exercícios Resolvidos de Geografia sobre a Oceania e as regiões polares

1.   IFCE - É o fator que mais contribuiu para a ocupação das terras da Austrália e da Nova Zelândia no século XIX

a) a descoberta de terras de grande fertilidade para a agricultura.   
b) a descoberta de petróleo, por volta de 1950.   
c) o clima temperado em toda a sua extensão territorial.   
d) a mão de obra escrava no próprio território.   
e) o clima tropical em toda sua porção meridional.   
 
2.   UFMS - Recentemente, a Austrália foi considerada referência como modelo de desenvolvimento econômico alternativo para as nações emergentes. Distante das áreas sob influência imediata das grandes potências mundiais, a Austrália desenvolveu-se de modo sustentável sobre seu território, de aproximadamente 7,7 milhões de km², ocupado por quase 21 milhões de habitantes, em 2007. Sobre esse país com características continentais, é correto afirmar:
01) É considerado uma nação rica, moderna e desenvolvida, muito mais pelos seus indicadores socioeconômicos, como alto IDH e elevada renda per capita, obtidos nos setores primário e terciário da economia, do que pela pujança de sua indústria, que é pouco diversificada se comparada às potências mundiais.
02) Seus principais parceiros econômicos são os países pobres do Sudeste Asiático e da Oceania, sobre os quais mantém forte influência econômica, pois adquiriu status de potência mundial, após sua independência da Inglaterra, ao criar, juntamente com o Canadá, a África do Sul e a Nova Zelândia, a Comunidade Britânica das Nações.
04) Originou-se da Comunidade Australiana, formada pelas seis ex-colônias britânicas, tendo adotado, como forma de governo, a monarquia e, como sistema de governo, o parlamentarismo; atualmente, o chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, representada por um governador-geral, e o chefe de Governo é o primeiro-ministro.
08) Devido a condições geográficas adversas à ocupação humana, como a existência de grandes extensões de desertos no seu interior e as longas distâncias dos centros econômicos mundiais, a densidade demográfica tem permanecido baixa; houve um aumento na imigração de europeus, no período pós-guerra; e, mais recentemente, de diversas partes do mundo, porém sob severo controle do governo.
16) Abrange um conjunto de ilhas denominado Oceania, localizadas no Oceano Pacífico, às quais concedeu autonomia administrativa, e que pertencem à Comunidade Australiana das Nações, criada logo após a desocupação do domínio japonês pelas tropas norte-americanas, no final da Segunda Guerra Mundial.

01+ 04 + 08 = 13 
 
3.   UFMG - Analise este mapa:



 A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que 
a) a Antártida é um continente coberto por uma imensa capa de gelo de água doce, cercada de águas oceânicas, cujo equilíbrio ambiental é de interesse planetário.   
b) a península lançada em direção à Terra do Fogo é a menos desfavorável à presença do homem na região, pois possibilitou a criação de estações permanentes de pesquisa.   
c) a tundra, própria de climas muito frios, encontra condições favoráveis para se desenvolver amplamente nessa região e se constitui a base de uma cadeia alimentar diversificada.   
d) o Círculo Polar Antártico limita, praticamente, o Continente à Zona Polar e, por isso, a Antártida é o mais extenso e contínuo domínio de climas polares continentais da Terra.   


4. PUC/RIO


Em relação à figura apresentada, assinale a opção INCORRETA.
a) O Tratado da Antártida, de 1959, redefiniu as formas de apropriação do continente antártico, o que era desejado por inúmeros países. A presença internacional no continente, regulamentada nesse tratado, só é permitida se os países se comprometerem a realizar pesquisas com fins pacíficos, vetando aos mesmos exercícios militares e testes nucleares.
b) No setor apresentado na figura, está localizada a base científica brasileira Comandante Ferraz. Esta base tem a oportunidade de pesquisar importantes assuntos para o país, além de estar alocada, estrategicamente, nas proximidades de alguns pontos de interesse científico especial. c) O setor antártico argentino expresso na figura é, na verdade, um espaço de tensões territoriais e diplomáticas expressivas entre a Argentina, o Reino Unido e o Chile, que pleiteiam o controle sobre parcelas comuns desse espaço continental.
d) A concentração de cardumes de krill e bacalhau e as importantes reservas de petróleo no mar territorial antártico são alguns dos motivos centrais que levam os países a pleitearem o controle futuro de parcelas do "continente gelado".
e) O maior problema do continente antártico, atualmente, e que coloca em risco as convenções territoriais definidas globalmente, é a insistência de potências como a Grã-Bretanha, EUA e Rússia em despejarem, mesmo que de "maneira segura", lixo radioativo em depósitos de grande profundidade no continente, principalmente no setor destacado na figura.

5. A Antártica foi o último continente a ser descoberto e explorado. Ao contrário da região Ártica, onde existe a presença natural dos esquimós, na Antártica nunca houve habitantes devido ao frio excessivo. Hoje o continente representa uma gigantesca reserva da humanidade, protegida e destinada apenas a estudos científicos, não se desenvolvendo aí atividades comerciais, industriais, extrativas e militares.
Adaptado de: www.cptec.inpe.br/prod_antartica/publicações/2005.)
a) Conforme diz o texto, na Antártica não se desenvolvem atividades econômicas. A que se deve o intenso interesse de diversos países no continente, já expresso no Tratado Antártico (1961) e no Tratado de Madri (1991)?
b) Por que a Antártica pode ser considerada uma grande reserva natural mundial?
c) A partir do Tratado Antártico, a Antártica foi designada território internacional. O que é um território internacional?
a) O intenso interesse de diversos países no con- tinente deve-se a sua importância como regulador climático do planeta, como área de estudo de paleoclimas e como grande reserva de recursos naturais. 
b) Devido ao seu grande potencial como reserva de recursos minerais, energéticos, alimentares e hídricos. 
c) Território internacional é uma área considerada patrimônio comum mundial, servindo apenas como base de estudos científicos


6.   UNICAMP 2007 - A Oceania é um continente formado por um conjunto de ilhas e pela Austrália. Com base no texto e observando os mapas a seguir, responda:



a) Sabe-se que a Oceania pode ser compartimentada em três grandes conjuntos de ilhas, cuja importância estratégica ainda hoje é muito grande. Quais são esses três conjuntos?
b) Com relação à Austrália, quais são as características do relevo australiano?
c) Ainda sobre a Austrália, por que na zona norte as chuvas ocorrem no verão e, na zona sul, apenas no inverno?
 a) Os três conjuntos são Micronésia, Melanésia e Polinésia
 b) O relevo está dividido em três grandes unidades morfológicas: o planalto australiano a oeste e a grande bacia central e a cordilheira australiana a leste.
 c) Pois estão localizados em zonas climáticas diferentes: a norte, na zona tropical, e a sul, na zona temperada.

7.   Em virtude de sua descoberta ter sido posterior à do continente americano, as terras da Oceania são também conhecidas por Novíssimo Mundo. Essas terras são compostas de uma região continental representada pela Austrália, e de uma região insular extremamente espalhada. Verifique as alternativas a seguir, que abordam aspectos físicos e socioeconômicos desse continente e identifique a que estiver INCORRETA.
a) A Nova Zelândia se destaca como 10 produtor mundial de bauxita. A exploração é realizada nas partes setentrional e sudoeste do território.   
b) Apesar de enfrentar sérios problemas de ordem física, como a aridez dos climas e a baixa fertilidade dos solos, a Austrália apresenta uma economia agrária bastante evoluída.   
c) O relevo neozelandês é de topografia bastante irregular em virtude das características vulcânicas do arquipelago, onde se observa a predominância de fisionomia bastante montanhosa.   
d) O fato de a Nova Zelândia apresentar um aprimorado setor industrial alimentar, de beneficiamento de produtos agropecuários, faz dela o maior exportador do mundo de queijo e manteiga.   
e) O litoral australiano é pouco recortado, destacando-se ao norte o Golfo de Carpentária e a sudeste as ilhas King, Furneaux e Tasmânia, a maior de todas. Junto ao Mar dos Corais, paralela à linha de costa, está a Grande Barreira, uma formação coralínea de grande extensão territorial.   
 
8.   IFCE - Analise os fatores que contribuíram para a conquista e a ocupação das terras da Austrália e da Nova Zelândia no século XIX:

I. A introdução da criação de ovelhas e carneiros, favorecida pelas excelentes condições naturais de certos trechos do território.
II. A descoberta de terras de grande fertilidade para a agricultura.
III. A descoberta de ouro, por volta de 1850.
IV. O clima temperado em toda a sua extensão territorial.
V. A mão de obra escrava no próprio território.
VI. O clima tropical em toda sua porção meridional.

São informações VERDADEIRAS:
a) I, II e III   
b) II, IV e VI   
c) I, III e V   
d) I, II e IV   
e) I, V, VI   
 
9.   UFU - Considere o texto abaixo.
Seu território apresenta na porção costeira leste e sudeste suas maiores aglomerações urbanas. As elevações mais significativas, com importantes reservas de cartão mineral, correm paralelas à planície costeira oriental, interpondo-se às massas de ar úmidas e concentrando a precipitação nestas planícies. Os ventos secos que ultrapassam esta barreira vão para a região central, onde em grandes planícies desenvolve-se a pecuária bovina e ovina. Para o oeste encontram-se grandes formações desérticas de areia e pedra. O extremo ocidental deste país tem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe, com pequena densidade demográfica.

Esta descrição refere-se à
a) Argélia.   
b) Argentina.   
c) Austrália.   
d) Armênia.   
 
10.   A incorporação da Austrália e da Nova Zelândia ao capitalismo europeu deu-se de forma diversa da ocorrida com os continentes africano, asiático e americano. Vários episódios contam a história de ocupação e crescimento populacional e econômico daquela região.
Considere os textos a seguir:

(01) Enquanto África, Ásia e América passaram a integrar o horizonte geográfico dos europeus já nos séculos XV e XI, Austrália e Nova Zelândia só foram efetivamente incorporadas já nos séculos XVIII e XIX.
(02) Com a independência dos Estados Unidos (1776), a Grã Bretanha perdeu o local para onde mandava seus condenados e criminosos. O Brasil surgiu, então, como alternativa para abrigar os condenados britânicos.
(03) As terras australianas não ofereciam condições naturais atraentes para ocupação por parte dos ingleses, o que favoreceu o atraso daquela região.
(04) Houve descoberta de terras férteis - propícias para o desenvolvimento da agricultura em terras australianas.
(05) A Austrália oferecia grande potencial para a descoberta de ouro em vários locais do território por volta de 1850, atraindo milhares de colonizadores, os quais contribuíram bastante para sua ocupação.

A soma das opções verdadeiras com relação às descrições que relatam esse episódio está no item:
a) 2                                
b) 4                                
c) 6   
d) 8   
e) 10   
 
11.   A Austrália realizou, em novembro deste ano, um plebiscito para escolher entre Monarquia e República.  Sobre a Austrália e sua organização política, é INCORRETO afirmar que:
a) está ligada à Inglaterra pela Commonwealth Britânica   
b) tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II   
c) é uma monarquia parlamentarista   
d) apesar de ser um país independente, seu Primeiro-Ministro é o mesmo que o da Inglaterra   
e) foi uma colônia inglesa e tornou-se independente no século XX   
 
12.   O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:
a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950.   
b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa.   
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI.   
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela.   
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.   
 
13.   UFU - A respeito do continente Antártico, analise as afirmações abaixo e responda de acordo com o esquema que se segue.

I - Os países que aderiram ao Tratado Antártico não possuem livre trânsito para explorar os recursos minerais existentes no continente.
II - Embora a ocupação humana no continente Antártico seja quase inexistente, o lixo acumula-se ano a ano, ocasionando um grande problema ambiental.
III - As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
IV - A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pinguins e caribus.
a) Somente II, III e IV estão corretas.   
b) Somente I, II e IV estão corretas.   
c) Somente I, III e IV estão corretas.   
d) Somente I, II e III estão corretas.   
e) Todas as afirmativas estão corretas.   
 
14.   As afirmativas a seguir referem-se às regiões polares.
I - A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km2, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.
II - A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).
III - Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.

Quais estão corretas?
a) Apenas I   
b) Apenas I e II   
c) Apenas I e III   
d) Apenas II e III   
e) I, II e III   
 
15.   A posição da Austrália, em relação às rotas de navegação, foi um dos motivos que retardou a incorporação de seu território ao horizonte geográfico europeu. Sua ocupação só viria a ocorrer de modo efetivo a partir do século XVIII, e seria marcada pela influência de fatores naturais, o que pode ser constatado pela:
a) descoberta de jazidas de ouro que atraíram milhares de imigrantes a partir de 1850.   
b) existência de forte atividade madeireira, nas áreas de vastas florestas de coníferas, na porção oeste do país.   
c) implantação de lavouras de exportação de cana-de-açúcar e cacau, devido à abundância de água, em todo o território.   
d) ocorrência, no centro do país, de solos tropicais de alto potencial de aproveitamento para o cultivo de trigo.   

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada por postar essas questões. Me ajudaram muito. (:

Unknown disse...

Obgd me ajudou muito

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...