PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Exercícios Resolvidos sobre Geopolítica e Economia


1. ENEM 2002 - "O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitacao dos grupos étnicos"
MARTIN, A. R. Fronteiras e Nacoes. Contexto, Sao Paulo, 1998.
Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedecem a limites naturais, a Africa apresenta as caracteristicas citadas em virtude, principalmente,
(A) da sua recente demarcação, que contou com técnicas cartográficas antes desconhecidas.
(B) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais.
(C) das extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos "limites naturais".
(D) da natureza nômade da população africana, especialmente aquelas oriundas da África Subsaariana.
(E) da grande extensão longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcação.
2. (UNESP) No mundo atual têm ocorrido grandes transformações socioeconômicas atribuídas ao processo de globalização. a) O que é globalização?
R=a) Integração econômica e social. Capital e mercadorias circulam segundo as leis de mercado. Pouca
participação do Estado nacional. A globalização é favorecida pelas comunicações e informática.
 

b) Cite um aspectos positivo e um negativos da atual globalização.
R= b) Positivos: circulação de informações beneficia o conhecimento, melhorando a educação; facilidades na geração de lucros, novos sistemas produtivos, diversidade de empregos.
Negativos: concentração de renda e de informação, necessidade de redefinição do papel do estado para evitar demandas sociais reprimidas.

3-(UFSCAR) No bojo da Globalização, entendida como processo de constituição de uma economia-mundo, o surgimento das empresas transnacionais representa a (re)construção de múltiplos espaços: em escala planetária.
a) Cite quatro países-sedes de empresas transnacionais.
EUA, Japão, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Canadá.
b) Apresente três fatores que influenciam na localização das multinacionais.
 -menores riscos políticos e econômicos;
- facilidades para entrada e saída de capitais;
- mão-de-obra mais barata que em seus países de origem;
- leis ambientais menos rigorosas;
- mercado consumidor em potencia
l.

4. (UFPA) O atual espaço geográfico mundial, nos últimos anos, tem passado por um acelerado processo de reestruturação, fruto da revolução tecnológica e da abertura dos mercados nacionais. Sobre a referida reestruturação do espaço geográfico mundial, é correto afirmar que
a) Há uma crescente interdependência dos mercados, fruto da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações.
b) O novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está cada vez mais desconcentrada, direcionando-se às grandes cidades.
c) A dimensão cultural da globalização provoca a padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos dos países centrais, sobretudo dos Estados Unidos. Essa tendência enfrenta resistência em algumas regiões do mundo, como o Oriente Médio, porque grande parte da população dessa região busca um modo de vida mais consumista.
d) A reestruturação da economia mundial altera o mundo do trabalho, o que provoca a expansão do desemprego estrutural. Esse novo tipo de desemprego ocorre nos países periféricos e é fruto de mudanças irreversíveis, como a automação das atividades e a desconcentração produtiva.
e) Há um fortalecimento das transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicações e energia. Além disso, essas corporações vêm expandindo suas áreas de influência, por meio de processos de fusões e aquisições, o que tem eliminado as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais. 

5. (UFRRJ) No texto a seguir, são feitas algumas considerações sobre o capitalismo e o seu processo de desenvolvimento ao longo da história. O capitalismo, como sistema econômico e social, passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo. O capitalismo evoluiu gradativamente e foi-se transformando à medida que novas dificuldades surgiam, apresentando, assim, um grande dinamismo ao longo do seu processo de desenvolvimento. Para melhor entender a sua evolução e a construção do espaço geográfico, costuma-se dividir o capitalismo em 3 (três) fases distintas. (Adap. SENE, E. de e MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização". São Paulo: Scipione, 1998. p. 14) Considerando o capitalismo e o seu processo de desenvolvimento através da história, marque a opção que corresponde respectivamente a essas fases é:
a) Capitalismo Comercial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Industrial.
b) Capitalismo Financeiro, Capitalismo Industrial e Capitalismo Comercial.
c) Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial e Capitalismo Financeiro.
d) Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro e Capitalismo Comercial.
e) Capitalismo Industrial, Capitalismo Comercial e Capitalismo Financeiro.

6- (UFRRJ) Nestes tempos de globalização econômica, a China chama a atenção do mundo em função do seu imenso mercado consumidor e de um sistema político-econômico peculiar, denominado por alguns estudiosos "socialismo de mercado". Apresente duas razões que justifiquem a utilização do termo "socialismo de mercado" para definir a situação chinesa.
R= Politicamente, o sistema chinês permanece socialista, inflexível e fechado. Economicamente, o sistema tem práticas tipicamente capitalistas, é flexível e aberto.

7- (UERJ) “O atual processo nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. (...) Só que agora essa expansão - e esse é o dado novo – pode dispensar a invasão de tropas, a ocupação territorial, pode abrir mão, enfim, da guerra. ( ...) A farda agora é o terno e a gravata, pelo menos para os novos “executivos generais”. As novas armas são agilidade e eficiência. (...) (Eustáquio de Sene, Igor Moreira. Geografia: Espaço Geográfico e Globalização. S. Paulo: Scipione, 1998) Dois fatores que explicam o caráter de agilidade nessa nova expansão capitalista, em que o poder é exercido também pelo mercado, são:
a) Comércio diversificado de produtos agrícolas – privatização do setor de serviços
b) Expansão na circulação de mercadorias – recuo das migrações internacionais
c) Controle de informações – produtividade ampliada das empresas estatais
d) Avanço nos meios de comunicação – desenvolvimento dos transportes

8. (MACK) O termo globalização expressa um processo, sobretudo de natureza econômica, atualmente em curso, que atinge dimensão planetária. Entre as características principais da globalização, destacam-se:
I. A descentralização espacial das funções produtivas entre vários países e continentes.
II. O fortalecimento dos Estados Nacionais, aumentando o papel do Estado como administrador das economias e provedor do bem estar social.
III. O crescimento das discussões internacionais sobre o meio ambiente, em função de pressões de ONGs e da relativa ampliação da consciência ecológica.
São corretas as características:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) apenas II.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

09. (UEMG) A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de
globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.
a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.
b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com matérias-primas.
c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e
produtos.
d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.

10. (UFF) O processo de globalização é determinado, em grande parte, pela formação de oligopólios empresariais, também conhecidos como monopólios múltiplos ou coletivos, que dominam a produção e o consumo de mercadorias em escalas geográficas cada vez mais amplas.
A respeito da organização dos oligopólios afirma-se:
(I) Envolvem a fusão de capitais de empresas industriais e/ou financeiras.
(II) Criam "preços administrativos" a fim de estabelecer a concorrência entre produtos e não entre preços.
(III) Firmam acordos de cooperação técnica e fixam normas comuns de produção para dominar mercados globais.
Com relação a estas afirmativas conclui-se:
a) Apenas a I é correta:
b) Apenas a I e a II são corretas.
c) Apenas a II é correta.
d) Apenas a II e a III são corretas.
e) Todas são corretas.

11. (UFPR) A globalização e regionalização (formação dos blocos) são dois processos, a um só tempo, antagônicos e complementares, que evidenciam aspectos diferentes da reestruturação do espaço mundial.
a) A globalização é um processo impulsionado por iniciativas econômicas e a regionalização é um processo político;
b) A globalização ajuda a fomentar as forças competitivas, a regionalização induz a liberação e a transnacionalização das forças de mercado;
c) A globalização e a regionalização, representam desafios duplamente para os países subdesenvolvidos. De um lado, geram oportunidades para o fortalecimento e a interdependência entre as nações, de outro lado, quando conjugados esses processos, podem significar a “inclusão involuntária para muitos países”;
d) A globalização é um processo impulsionado por iniciativas políticas e a regionalização é um processo eminentemente econômico;
e) A globalização é um processo que impulsiona a integração e a interdependência entre as nações enquanto a regionalização implica a desintegração das relações econômicas, políticas e culturais entre as nações.

12. (URFRS) Globalização e neoliberalismo são conceitos muito empregados atualmente nos mais variados eventos científicos e nos meios de comunicação. Considere, a partir disso, as afirmações a seguir.
I - Os blocos regionais, como, por exemplo, o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a Associação dos Países do Pacífico (Apec) e a União Européia (UE) têm aberto os seus mercados internos a outros blocos, para que o comércio mundial possibilite, sobretudo aos mais pobres, o acesso aos benefícios da livre concorrência.
II - As empresas transnacionais vêm estabelecendo redes, cadeias de cooperação e alianças, o que caracteriza uma integração cada vez maior da economia mundial.
III - A globalização da economia capitalista, com o avanço do neoliberalismo, tem estimulado o consumismo em todos os continentes, o que tem ocasionado uma rápida melhoria das condições de vida das populações dos países não desenvolvidos. Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) Apenas II e III.

13. (UFRN) A produção do espaço mundial resulta da expansão do modo de produção capitalista, que se intensifica com o processo de globalização da economia, expresso em transformações socioespaciais como:
a) A descentralização espacial da riqueza, considerando que a globalização promoveu ainda mais a expansão do mundo capitalista.
b) O desemprego estrutural que contribui para a deterioração das condições de trabalho tanto nos países subdesenvolvidos como nos países de economia pós-industrial.
c) O crescimento do comércio mundial, de forma semelhante entre todos os países, em decorrência dos avanços tecnológicos informacionais.
d) A reestruturação produtiva que contribui para uma nova espacialidade industrial descentralizando, assim, o processo de acumulação e reprodução do capital.

Um comentário:

novoblog disse...

O texto retrata extrema importancia para os estudantes da Geopolotica.

Luanda Aurelio Luanda

Estudante de licenciatura em Contabilidade & Auditoria da Universidade Pedagogica, Quelimane-Mocambique.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...