PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A dinâmica da atmosfera terrestre

O vídeo abaixo trata da importância da atmosfera e sua influência na transformação do planeta ao longo de sua história geológica. Com esse episódio, reconhece-se o papel da atmosfera no processo de formação e manutenção da vida em nosso planeta. O aluno aprenderá que atmosfera é dinâmica e apresenta diversas camadas, sendo cada uma delas vital para a vida no planeta. Aprenderá também que a camada de ar exerce uma força e que essa força é denominada pressão atmosférica. O aluno entenderá que, de acordo com a altitude, há variação na pressão atmosférica e essa diferença de pressão, que diminui quanto maior for a altitude, limita a distribuição de alguns seres vivos em determinadas regiões. Aprenderá, ainda, a origem do oxigênio e seu impacto para a vida no planeta, descobrindo que já existia vida antes da presença abundante desse gás. Conhecerá a origem da camada de ozônio e a relação dos fatos anteriores com a diversidade de vida no planeta. O episódio trata também da origem do dióxido de carbono e sua importância na manutenção da temperatura, desmistificando a ideia que o dióxido de carbono é um gás maléfico. O episódio fala das atividades do homem moderno e o impacto que causa ao ambiente, modificando o clima global, uma vez que tais atividades estão potencializando o efeito estufa, ou seja, alterando a natureza gasosa da atmosfera atual.
Nível de ensino: Fundamental (6º ao 9º anos).
Disciplinas relacionadas: Ciências e Geografia.
Baixe o plano de aulas da TV Escola sobre o documentário O poder do planeta - Atmosfera
O poder do Planeta - Atmosfera
Para os alunos do Ensino Médio
De olho no Enem e Vestibulares: Questões resolvidas
Assunto: A dinâmica na atmosfera terrestre
Enem - Exame Nacional do Ensino Médio
1. (ENEM) A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como ser lido no seguinte texto: “A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”. (Fonte: Placar, edição fev.1995.)
A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:
a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.
b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.
c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico
d) menor pressão e maior temperatura.
e) maior pressão e menor temperatura.

2. (ENEM) Em certas regiões litorâneas, o sal e obtido da água do mar pelo processo de cristalização por evaporação. Para o
desenvolvimento dessa atividade, e mais adequado um local
a) plano, com alta pluviosidade e pouco vento.
b) plano, com baixa pluviosidade e muito vento.
c) plano, com baixa pluviosidade e pouco vento.
d) montanhoso, com alta pluviosidade e muito vento.
e) montanhoso, com baixa pluviosidade e pouco vento.
3. (ENEM 2004) Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?
Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que:
a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.
b) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.
c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.
d) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho.
d) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

Nenhum comentário: